sexta-feira, 13 de abril de 2012

Caíto ...



... era assim que seus amigos te chamavam.
Eu, até então não conhecia a vida do escritor Caio Fernando Abreu. Em várias redes sociais, como: twitter, facebook e principalmente o tumblr, havia várias fases, trechos e textos do autor. Mas eu ficava pensando "Quem seria esse tal Caio F. Abreu que tantos falam?", "O que será que ele fez?", "Como foi a vida dele?" ... mas eu nunca procurei saber mais sobre. Até que essa semana me emprestaram biografia dele (se bem que segundo Paula Dipp, que era amiga de Caio e quem escreveu o livro diz "É importante dizer que esse livro não é uma biografia, Caio não cabia numa vida (...)".
Pois é a vida de Caio Fernando Abreu foi impressionante.
Ele demais. Quando li a biografia dele (na verdade estou quase terminando), puder ter certeza de que ele é meu escritor favorito, não só pelas coisas belas que ele escrevia, mas sim por ele e pela vida dele. Caio na vida, na família e no trabalho nunca quis ser melhor que ninguém, ele simplesmente era ele mesmo, deve se por isso que ele é lembrado até hoje.
Quatro fatos que me levaram a gostar do Caio, que lendo seu livro e percebendo o quanto Caio foi forte perante isso, foi:
1º: O fato dele ser homossexual. Não que isso seja algo ruim, não é isso (mesmo eu sendo contra, eu respeito), porque na época em que ele viveu isso era o assunto tanto que complicado. Porque como diz no livro, naquele tempo o homossexualismo era aceito, mas mesmo assim ainda havia preconceito. Mesmo eu não achando certo o homossexualismo, na minha opinião, não custa nada você respeita, coisa que hoje em dia ta faltando, respeito ... Enfim, voltando ao Caio (desculpa se eu mudo de assunto fácil ._.), ele foi forte contra isso, seus amigos estiveram sempre ao seu lado, em relação as amigas, ele nunca se relacionou perde delas. Isso é legal sabe. O respeito de ambos os lados.
2º: Caio viveu na época da ditadura militar, uma época cheia de censuras. Conviveu com vários artistas, que alguns deles foram deportados por se expressar de uma forma que gerou descontentamento do governo a acabou gerando isso. Apesar dessa época conturbada, Caio ficou firme, nunca deixando de ser quem era e escrevendo coisas maravilhosas.
3º: Caio era muito amigo. Não importava o qual era o problema, ele te ajudava. No desenrolar no livro, há vários comentários de pessoas que convivam com Caio e descreviam um jeito muito acolhedor de Caio. Caio também gostava de sair, se divertir e ser feliz. Isso é muito legal. Pois Caio conseguia passar e transmitir isso. Tanto que num dos lugares que ele gostava de sair e se reunir com os amigos, como no Pirandello por exemplo. Se não me engano ele lançou um livro nesse lugar, junto com um amigo escritor, no qual o livro de tratava se duas pessoas que se conheceram num nesses lugares que ele gostavam de ir. Era muito interessante o jeito que Caio levava a vida, do seu jeito e nem aí para o que falavam.
4º: E último ... Quando ele estava doente, mesmo morrendo ... o que me marco no livro foi que um dia ele ligou pra uma amiga dele, tudo entusiasmado, perguntando se ela estava bem, para ela contar as novidade. Isso foi impressionante, porque mesmo doente ele não deixou de se importa com os amigos, de uma forma bem humorada, espontâneo e feliz.

Enfim ... sem mais, Caio Fernando Abreu é meu escritor favorito. Pela sua história, pelo o que ele era. Uma grande pessoa, uma grande escritor, um bom amigo. Com certeza Caio será pra sempre lembrado !





Para saber mais:
O livro "Para sempre eu, Caio F.", da Paula Dip, da editora RECORD.
Na livraria Cultura e Saraiva.
Para quem tem tumblr, há um com obras do Caio: http://caiofernandoabreu.tumblr.com/
E eu encontrei um blog, onde tem tudo sobre o Caio e mais obras suas: http://caiofernandoabreu.wordpress.com/


Espero que tenham gostado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário