quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O grãozinho de areia - Literatura de cordel.

O grãozinho de areias, em cordel.

Autoria: Fernando Paixão.
Ilustração: Mirella Spinelli.





O livro conta a história de um grãozinho de areia, que tinha muita vontade de sair do lugar onde ele morava. Ele tinha espírito de aventureiro, que sair de lá, conhecer novos lugares, lindas paisagens e novas coisas.
Ele sempre falava com os outros grãozinhos que tinha vontade de sair viajar, mas todos diziam que era bobagem, que não tinha o porque dele sair de onde ele estava. Mas mesmo assim o grãozinho de areia não desistiu ...
O grãozinho estava disposto a sair mundo a fora, para conhecer novos lugares, um dia porém acontece algo que o grãozinho não esperava, mas fez com que ele concretizasse seu sonho. Um dia como qualquer outro, onde o grãozinho de areia ficava deu um vento muito forte, todos os outros grãozinhos se seguraram entre eles, mas o grãozinho, deixou-se levar pelo forte vento, já que queria conhecer outros lugares.
O grãozinho com a ajuda do vento conheceu lindas florestas, grandes cachoeiras e foi para no fundo mar, lá ele caiu dentro de uma ostra e virou uma linda pérola, que serviu para fazer lindas joias.





O que é literatura em cordel?
É uma literatura de caráter popular, no qual se trata de versos que rimam e que os versos impressos em papéis eram amarrados ou pendurados em cordas na lojas ou até mesmo nas ruas. Essa literatura surgiu aqui no Brasil, lá no nordeste, mas tem origem de portugual, com os trovadores.




Fotos de alguns trechos do livro:

 



O que eu achei do livro:
O livro é muito lindo, as ilustrações, os versos, a história, tudo. Ao terminar de lê-lo nao levei em conta que é um livro infantil, então levei a história pra minha vida. O fato do grão querer seguir seu sonho, não ligar para o que os outros grãos falava pra ele e assim conseguir realizar seu sonho (sair do lugar onde ele estava, para poder conhecer outros lugares), meio que faz com que nos tornamos mais otimista em relação a nossa vida, em tudo, nas coisas que fazemos no dia-a-dia. 
Não só pelo livro abordar um pouco sobre otimismo, mas achei o livro muito bom, porque é em cordel e acho que nem todo mundo conhece. O livro como uma forma simples é muito legal, interessante e indico não só para as crianças, mas como para jovens e adultos.





Espero que tenham gostado :)
Para saber mais:

sábado, 8 de dezembro de 2012

ONG Brasil 2012.


Ontem eu fui no EXPO CENTER NORTE, lá em São Paulo.
Lá teve exposição de várias ONG'S. Tinha ong ligada a criança e adolescente, ao meio ambiente, a saúde, a inclusão de pessoas no mercado de trabalho que não tiveram oportunidade de estudar e entre outras coisas.
Foi muito legal, eu fiquei conhecendo trabalhos muito bons e que ajudam várias pessoas.
Eu fiquei no stand da Koinonia, no qual trabalho a intolerância religiosa, etnica e sexual (curtam o Amor lança fora todo medo pra conheceram mais do trabalho no facebook).
Ai depois eu fui da uma volta pra conhecer os stands, eu entrei no stand da editora Paulus e ganhei mais de 10 livros (dentre eles clássicos da literatura e livros infantis)


Ontem foi um dia muito inspirador e produtivo. Conheci tanto que trabalho que precisa de pessoas pra ajudar e doaçoes. Lá tinha um monte de pessoas, de várias religições, tipos, foi muito legal, afinal fiquei conhecendo coisas que eu não sabia, por exemplo: a marca Consul faz um projeto com mulheres que não tiveram aportunidade de trabalho e estudo, engressarem no mercado de trabalho com qualidade.
Meu pai trabalha com um GT de religiões que são lideres de várias denominações religiosas que discutem sobre a AIDS e meu namorado também trabalha com essas coisas de ONG'S, meu pai sempre falava dos lugares onde ele ia a trabalho, das pessoas que ele conhecia e de suas histórias, ai meu namorado me convidou pra eu ir lá e trabalhar e eu fui, ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei, foi muito legal.
Agora com o tempo, eu vou fazendo as resenhas dos livros que eu ganhei e falando mais algumas coisas que eu vi lá.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

#ItáuSocial - Poesia na Varanda.

De todos os 3 livros que eu ganhei, ete foi o que eu mais gostei.
O livro, como o próprio nome diz é de poesia. O livro se pergunta "De onde vem a poesia?"e traz ao longo do livros várias possíveis respostas.


O livro é uma graça, com desenhos, tudo muito lindo.

Vou postar alguns trechos aqui pra vocês:


"Cresceu em mim a poesia
na forma de uma tristeza,
um chorinho derramado
no silêncio da varanda.
Veio vindo, foi chegando
- carregada pelo vento? -
e tomou conta de mim."
____________________
"Caiu do céu a poesia
na forma de uma chuvinha,
pingos grossos, cheiro doce,
que molhou as redondezas,
encharcou meu cabelos,
inundou a minha vida
e levou minha tristeza."
____________________
"Sorriu pra mim a poesia
na forma de um amigo
- mão estendida, carinho,
e estar juntos, quietinhos
ou ouvindo, ou contando,
ou rindo e barulhando ... -
e abraçou minha vida.
___________________


Tem esses e muitos outros trechos, o livro é realmente muito lindo e esse eu não tive coragem de dar :'/

#ItaúSocial - Livros.


Na postagem do dia 21 de outubro, eu falei sobre a inicitiva do banco Itáu para a leitura infantil, no qual iria ser distribuídos vários livros gratuitamente, era só entra no site do banco Itaú, se cadastrar para receber os livros (lembrando que nao era preciso ter contar ou fazer para receber os livros gratuitamente).



  
Depois de quase 2 meses, eu finalmente recebi meus livros. Dentro do envelope, que é uma graça, vieram: 3 livros (Poesia na varanda - Lino - O ratinho, o morango maduro e o grande urso esfomeado), um panfleto explicando a imporância da leitura infantil. e um adesivo.

Eu já li os livros. São 2 de histórias e 1 de poesia. O de poesia eu peguei pra mim e os outros 2 de história eu dei para os meus priminhos que gostam de livros. Achei muito interessante e muito boa essa iniciativa, porque um povo que lê, é um povo que no futuro questiona e opina, são as crianças de hoje que vão mudar o fazer/mudar o futuro. Além disso os livros levam as crianças a imaginar, o que é muito importante, ainda mais na infância.
Agora eu vou postar algumas fotos dos livros: Livros, panfleto, adesivo e envelope :]
Envelope com o adesivo do Itaú :]
Adesivo :]
Ler para as crianças é muito importante !

#ItaúSocial - Lino.

Lino era um porquinho de pelúcia que morava em uma loja de brinquedo com tantos outos.

Lino conhecia, Lua, uma coelhinha no qual toda vez que ela ria, acendia uma luz em sua barriga. Lua fazia várias coisas com Lino e com os outros brinquedos, corria, contava histórias e inventava músicas. Lua e Lino estavam sempre juntos, o dia-a-dia dos brinquedos era muito alegre .. porém num dia qualquer, Lua desaparece e ai tudo muda.

Lino estava trsite e não sabia o que fazer em relação ao sumiço da amiga. Todos os brinquedos diziam a Lino que dia menos dia, algum brinquedo ia subir.

Um dia Lino foi parar em uma caixa e la dentro refletiu sobre "onde Lua deveria estar", mas infelismente ele nada podia fazer. Lino começou a ouviu alguns ruídos e percebeu que havia alguém mexendo na caixa onde ele estava e ao abrirem a caixa, Lino viu uma linda menina, com lindo cabelo vermelho todo cacheado, que de chamava Estrela. Lino achou encantador o nome da menina.

Por dias e dias, Lino e Estrela brincavam sem parar e descobriram uma amizade linda e verdadeira. Um dia Estrela disse a Lino que ia abrir a janela para que a Lua contasse uma história a eles. Lino ficou entusiasmado, até que enfim ele iria rever a Lua e quando por fim Estrela abriu a janela Lino disse:

- É, esta é lua e veja só ... ela esta feliz, está ate sorrindo pra mim!